Vereadores de Nova Santa Helena prestigiaram a formatura dos agentes de saúde e endemias que participaram de curso técnico pela UFRGS

por Alexander Minatti publicado 07/08/2023 10h43, última modificação 07/08/2023 10h43

Foram 14 participantes, sendo 11 Agentes Comunitários de Saúde e 03 Agentes de Endemias que integraram a equipe de alunos do curso Saúde com Agente que faz parte de um programa do Ministério da Saúde e foi desenvolvido através da parceria do município de Nova Santa Helena e a UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A formatura dos alunos aconteceu no final de semana e foi realizada no centro de eventos Antenor Bezerra, o prefeito, vice-prefeito e os vereadores prestigiaram o evento e parabenizaram os agentes por esta importante capacitação. O curso técnico visa qualificar os agentes de saúde e agentes de endemias para atuarem não apenas mais como agentes e sim como profissionais de saúde levando mais qualidade de vida para toda comunidade atendida. Toda a estrutura necessária para a formação técnica foi dada à distância no sistema EAD e uma parte do conteúdo presencial foi repassado por técnicos e enfermeiros do próprio município, capacitando os agentes de saúde para pequenos procedimentos que possam ocorrer no dia a dia durante as visitas, como por exemplo, aferição de pressão arterial, teste glicêmico, primeiros socorros em alguns casos quando estão em visita aos domicílios entre outras técnicas básicas de enfermagem. Durante o evento foi feito um agradecimento especial à secretaria de saúde pelo apoio aos agentes e também agradecimento à Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e principalmente à Universidade Federal do Rio Grande do Sul pela formação.