Ouvidoria do Legislativo de Nova Santa Helena divulga relatório de manifestações atendidas durante o ano de 2023

por Alexander Minatti publicado 29/01/2024 23h24, última modificação 29/01/2024 23h24

A ouvidoria do Legislativo é o órgão de interlocução entre a Câmara Municipal e a sociedade, formando um canal aberto para o recebimento de solicitações, pedido de informações, sugestões, denúncias, reclamações, elogios e quaisquer outros encaminhamentos da sociedade desde que relacionado à Câmara Municipal.
Quando a ouvidoria recebe uma demanda, entra em contato com as unidades responsáveis para que possa fornecer uma resposta ao manifestante, a qual pode configurar-se na explicação sobre determinado assunto, na implantação de uma sugestão ou na resolução de um problema. Quem a procura tem a garantia de que terá seu assunto encaminhado e terá um retorno a sua manifestação.
Neste relatório, são apresentadas as manifestações dos usuários dos serviços da ouvidoria referente ao ano de 2023, tendo como princípio que nenhuma pergunta pode ficar sem resposta, e vale ressaltar que toda e qualquer manifestação é tratada com extrema relevância.

1. DO FUNCIONAMENTO DA OUVIDORIA MUNICIPAL
O canal de ouvidoria do legislativo encontra-se no link disponível no site da Câmara Municipal de Nova Santa Helena, no seguinte endereço: www.camaranovasantahelena.mt.gov.br/Ouvidoria/. Ao manifestar-se, o usuário poderá optar-se em manter sigilo quanto a sua identidade. A resposta enviada pela ouvidora, fica disponível no mesmo link, podendo ser acessada através do numero do protocolo gerado no momento do envio da manifestação.
Alem do endereço eletrônico, o cidadão pode enviar sua manifestação através do e-mail: ouvidoriacamaransh@gmail.com, de forma presencial nas dependências da Câmara Municipal, e também através do telefone: (66) 98146-0012 – Whatsapp.

2 – Análise das Manifestações:

1 - MANIFESTAÇÃO: Pedido de informação
Assunto: solicitar cópia assinada da Lei 509/2013 referente a criação do Setor industrial.
Canal de recebimento: E-MAIL
Data do recebimento: 24/03/2023
Procedimento: No dia 24/03/2023, foi encaminhado via email a copia da referida Lei, conforme solicitado.

2 - MANIFESTAÇÃO: Pedido de informação
Assunto: Papel da Ouvidoria
Canal de recebimento: Whatsapp
Data do recebimento: 14/11/2023
Procedimento: No dia 14/11/2023, foi respondido através do canal do whatsapp, detalhando qual o papel, os objetivos da ouvidoria, bem como todas as prerrogativas da Lei Municipal nº 616/2014.

3 – MANIFESTAÇÃO: Dúvida
Assunto: Concurso Publico.
Canal de Recebimento: Site da Ouvidoria
Data do Recebimento: 19/06/2023
Procedimento: A Manifestação recebida foi encaminhada ao departamento de Recursos Humanos, e respondida ao cidadão no dia 20/06/2023.

4 – MANIFESTAÇÃO: Dúvida
Assunto: Concurso Publico
Canal de Recebimento: Site da Ouvidoria
Data do Recebimento: 05/07/2023
Procedimento: A Manifestação recebida foi encaminhada ao departamento de Recursos Humanos, e respondida ao cidadão no dia 06/07/2023.

No ano de 2023, a ouvidoria recebeu 04 (quatro) manifestações, e todas foram respondidas dentro do prazo estabelecido pela Lei Municipal Nº616/2024.
Periodicamente efetuamos testes ao canal de ouvidoria, para obtermos a certeza que o site esta funcionando corretamente para atender as necessidades dos usuários.

3 – Projetos de Melhorias
No inicio de setembro, implantamos o whatsapp da ouvidoria através do numero (66) 98146-0012, como mais uma ferramenta para receber as manifestações dos usuários, com o intuito de se aproximar do cidadão, e tornar a ouvidoria cada vez mais eficaz.
Na busca pela divulgação da ouvidoria, confeccionamos vários cartazes e colocamos nos principais pontos da cidade, incluindo todos os órgãos públicos, para que todos os usuários dos serviços públicos possam conhecer os nossos canais e registrar suas manifestações.

Durante o decorrer do ano, a Ouvidoria recebeu as solicitações dos cidadãos, e respondeu todas dentro do prazo previsto em lei, bem como vem fazendo ações para incentivar os usuários a buscar os canais da ouvidoria a fim de registrar suas manifestações e tornar a ouvidoria cada vez mais eficaz.

Nova Santa Helena/MT em 08 de janeiro de 2023

Débora Oliveira da Silva